3 perguntas que todo mundo faz sobre pastoral

3 perguntas que todo mundo faz sobre pastoral

Participar de uma pastoral é uma função muito importante. Permite que você participe mais ativamente da missão da Igreja e também faça amizade com quem frequenta a sua paróquia. Veja neste artigo as respostas para três importantes perguntas sobre pastoral:

O que é Pastoral?

Segundo o site da Diocese de Guaxupé,

“Pastoral é tudo aquilo que a Igreja realiza e que é distinto de evangelização e catequese.

Aplicando esse conceito de pastoral às várias dimensões ou setores da comunidade eclesial, que representam um serviço aos irmãos e à comunidade, tem-se as pastorais ou “ações pastorais”. Em algumas a presença dos leigos é fundamental e em outras a presença dos padres e religiosos é mais significativa, como na Pastoral Indigenista e Pastoral da terra. ”

 

Por que devo participar de uma pastoral?

No documento da CNBB “missão e ministérios dos cristãos leigos e leigas” encontramos na página 38, parágrafo 47, uma indicação de como o trabalho pastoral faz parte da missão da Igreja. Para cumprir esta missão a Igreja conta especialmente com a participação dos leigos já que estes são em maior número dentro da mesma.

É por isso que, após receber o sacramento da confirmação, o crismado que aceitou fazer parte da vida da Igreja é chamado a assumir sua responsabilidade e missão junto a mesma, participando de ministérios e pastorais. Assim que alguém se torna membro de uma pastoral ganha o título de “agente de pastoral”. Para melhor executar essa função, buscar uma formação adequada é muito importante. Na maior parte das vezes a igreja busca oferecê-la aos dispostos, porém, procurar por si mesmo essa formação é sinal de maturidade e comprometimento com o próprio crescimento.

Como montar uma pastoral na igreja?

A primeira coisa a se fazer é buscar o padre da paróquia e perguntar a ele sobre o plano pastoral. Quando uma paróquia ou comunidade é criada, é feito o mapeamento da região e a investigação das principais características da população local,  seus maiores problemas e dificuldades. A partir desse mapeamento, é criado um Plano Pastoral que vai decidir quais pastorais criar para atender as necessidades dessa população. Para conferir se a pastoral que deseja implantar se encaixa em tal plano, busque o pároco e converse com ele.

Após isso, busque os materiais e meios de formação necessários para executá-la. É necessário divulgar o que essa pastoral se propõe a fazer e sua importância, para que as pessoas possam mostrar interesse e participar. A pastoral, além de cumprir com a missão da igreja, proporciona uma pequena comunidade que pode gerar fraternidade no serviço da igreja.

Conclusão

Você viu nesse texto que pastoral é uma atividade dentro da igreja, diferente de catequese e evangelização,sendo dever e missão de todo cristão crismado;  Viu ainda que para implementar uma nova pastoral  basta ir até o pároco e conferir se a mesma se encaixa no plano pastoral local. Que tal agora dar um grande passo? procure seu pároco e….Boa caminhada!

Compartilhe conosco suas opiniões sobre o texto deixando um comentário abaixo

LEAVE A COMMENT