fbpx

3 perguntas que todo mundo faz sobre pastoral

3 perguntas que todo mundo faz sobre pastoral

Participar de uma pastoral é uma função muito importante. Permite que você participe mais ativamente da missão da Igreja e também faça amizade com quem frequenta a sua paróquia. Veja neste artigo as respostas para três importantes perguntas sobre pastoral:

O que é Pastoral?

Segundo o site da Diocese de Guaxupé,

“Pastoral é tudo aquilo que a Igreja realiza e que é distinto de evangelização e catequese.

Aplicando esse conceito de pastoral às várias dimensões ou setores da comunidade eclesial, que representam um serviço aos irmãos e à comunidade, tem-se as pastorais ou “ações pastorais”. Em algumas a presença dos leigos é fundamental e em outras a presença dos padres e religiosos é mais significativa, como na Pastoral Indigenista e Pastoral da terra. ”

 

Por que devo participar de uma pastoral?

No documento da CNBB “missão e ministérios dos cristãos leigos e leigas” encontramos na página 38, parágrafo 47, uma indicação de como o trabalho pastoral faz parte da missão da Igreja. Para cumprir esta missão a Igreja conta especialmente com a participação dos leigos já que estes são em maior número dentro da mesma.

É por isso que, após receber o sacramento da confirmação, o crismado que aceitou fazer parte da vida da Igreja é chamado a assumir sua responsabilidade e missão junto a mesma, participando de ministérios e pastorais. Assim que alguém se torna membro de uma pastoral ganha o título de “agente de pastoral”. Para melhor executar essa função, buscar uma formação adequada é muito importante. Na maior parte das vezes a igreja busca oferecê-la aos dispostos, porém, procurar por si mesmo essa formação é sinal de maturidade e comprometimento com o próprio crescimento.

Como montar uma pastoral na igreja?

A primeira coisa a se fazer é buscar o padre da paróquia e perguntar a ele sobre o plano pastoral. Quando uma paróquia ou comunidade é criada, é feito o mapeamento da região e a investigação das principais características da população local,  seus maiores problemas e dificuldades. A partir desse mapeamento, é criado um Plano Pastoral que vai decidir quais pastorais criar para atender as necessidades dessa população. Para conferir se a pastoral que deseja implantar se encaixa em tal plano, busque o pároco e converse com ele.

Após isso, busque os materiais e meios de formação necessários para executá-la. É necessário divulgar o que essa pastoral se propõe a fazer e sua importância, para que as pessoas possam mostrar interesse e participar. A pastoral, além de cumprir com a missão da igreja, proporciona uma pequena comunidade que pode gerar fraternidade no serviço da igreja.

Conclusão

Você viu nesse texto que pastoral é uma atividade dentro da igreja, diferente de catequese e evangelização,sendo dever e missão de todo cristão crismado;  Viu ainda que para implementar uma nova pastoral  basta ir até o pároco e conferir se a mesma se encaixa no plano pastoral local. Que tal agora dar um grande passo? procure seu pároco e….Boa caminhada!

Gostou do texto? Ficou com alguma dúvida? conte pra gente nos comentários aqui em baixo!

LEAVE A COMMENT