PROCURANDO LUZ

PROCURANDO LUZ

Texto: Lc 18, 35-43

No tempo deste cego de Jericó, ano 30, as pessoas acreditavam que tudo vinha de Deus. Deus estava por baixo de todas as coisas. Até a cegueira, como em Jo 9, é castigo de Deus. Viam Deus em tudo e O bendiziam por tudo o que existe. Hoje, a razão procura encontrar explicações científicas para todas as coisas e isso é até muito bom, se não esquecemos que Deus tem o seu lugar como fundamento de sentido para a vida. Deus continua agindo no íntimo das coisas. Acompanhemos os passos do cego.

Antes de tudo o cego se dá conta que é cego, que não enxerga. Se não descobrisse isso, nada procuraria. Depois fica sabendo que Jesus passava por ali e que poderia curá-lo. Em terceiro lugar, o cego começa a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim”.

O povo não quer ser incomodado com os gritos. As pessoas mandam que ele cale. Muita gente espera que os pobres e espoliados se calem, que não gritem, que não atrapalhem. Esperam até que o pobre e o cego continuem subjugados. Mas, Jesus tem compaixão e o chama.

Em quarto lugar, ele responde a pergunta de Jesus: “Que queres que eu te faça?” A resposta do cego é: “Senhor que possa ver novamente”. Ele deseja ver. O desejo é importante. Em quinto lugar, depois de curado e integrado, o cego seguia Jesus.

Como rezar esta cena.

Em primeiro lugar sugiro que você se identifique com o cego até mesmo com suas crenças e modo de ver o mundo, as coisas e Deus. Depois examine como você vê todas estas coisas e até a si mesmo. A cegueira foi considerada muitas vezes como falta de fé. João da Cruz nos fala da Noite Escura”, onde é preciso andar apenas na fé. E isso deve ter acontecido com você e comigo também. Por isso, aplicamos a lição para nós mesmos.

Siga então os passos do cego. Primeiro reconheça que você é cego, isto é, sua fé é muito pequena, muito pequena mesmo. Se você não reconhece isto, não irá adiante nem mesmo se você chegar ao segundo passo que é reconhecer que Jesus nos pode curar e dar a luz da fé. A fé é uma graça que deve ser pedida com humildade. Se você toma consciência de sua cegueira, certamente vai dar o terceiro passo, que é gritar e continuará gritando mesmo quando os que estão a seu lado mandarem você calar e ficar em silêncio.

Se você continuar a “gritar”, Jesus olhará para você e lhe fará a pergunta para você dar o quarto passo, que é pedir com humildade: SENHOR, EU QUERO VER, EU QUERO TER FÉ. Eu quero ter luz, eu preciso de luz. Senhor, ajude-me a ter fé. E Cristo, no momento oportuno, pode ajudá-lo e você passará ao quinto passo, quando você vai seguir Jesus pelo caminho.

Alargue agora a cena e identifique-se com uma ou mais pessoas presentes à cura do cego. Muitas pessoas acham que tem fé e até muita fé. Não descobrem que andam às apalpadelas e se agarrando em ilusões e se arrastando pela vida. Não pediram como os apóstolos que disseram a Jesus: “Creio, Senhor, mas aumentai a nossa fé”. Fazem como o fariseu no templo, que se crê cheio de fé e despreza o pobre do publicano, que reconhece seu pecado e reza humildemente de cabeça baixa. Essas pessoas não vão pedir luz, mas, mandam o cego calar. Acham que enxergam e dispensam a oração e não pedem a Jesus o socorro necessário.

Deste modo, Jesus acaba passando pela “nossa Jericó” e não pedimos nada, não esperamos mais luz e vida. Achamos que somos até santos e cheios de fé.

Identifique-se também com Jesus. Descubra o que Ele sente e como Ele olha as pessoas. Abra os olhos e os ouvidos como Jesus e escute os gritos do mundo. Veja o que está acontecendo ao seu lado. O papa Francisco nos diz que embotamos a compaixão e não nos deixamos tocar com santa indignação diante dos sofredores. Na “Misericordiae Vultus, nos diz que a compaixão, a misericórdia, é a “arquitrave” da nossa espiritualidade. Vemos barbaridades ao nosso lado, e achamos que isso é normal. Não nos espantamos com o sofrimento do mundo. Vemos assassinatos, guerras e nos calamos e até gritamos para que todos se calem. Queremos sossego sem compromissos.

Faça então como Jesus e chame os sofredores para perto de você. Pergunte o que está acontecendo, observe o coração das pessoas. Tenha compaixão e se coloque a serviço dos que precisam ver, ter vida e enxergar. O Crucificado e os crucificados devem marcar a sua vida.

Entre no coração de Cristo. Perscrute como Ele olha para os cegos de hoje, capte o que Ele sente por eles e particularmente por você. Deixe-se amar por Jesus e ame.

Por fim, recoloque-se diante de Cristo e examine bem quais são as suas cegueiras, seus problemas. Constate o que está acontecendo com sua vida e reparta com Jesus o que vai sentindo. Ele vai compreender você. Não deixe Jesus atravessar a “sua Jericó” sem se aproximar Dele e sem gritar”.

PERGUNTAS:

Você realmente tem fé?

Diga a Jesus o que Ele pode fazer por você neste momento.

Como descreve sua compaixão para com os sofredores deste mundo?

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.

0